Raio-x

Os exames de Raio X são ferramentas muito eficazes para o diagnóstico de diversas alterações e patologias, pois registra a imagem de órgãos, ossos e formações internas do corpo, sendo parte das rotinas de diversas tipos de especialidades médicas.

É um exame por imagem que utiliza raio X, que são ondas eletromagnéticas capazes de atravessar matéria, para visualização do seu interior.

Para isso, um feixe de raios X é produzido por um gerador e projetado naquilo que se deseja examinar e que depois fica visível no filme radiográfico, que ao ser revelado permite fazer distinção de estruturas, órgãos e tecidos.

Nos ossos, o Raio X é usado no diagnóstico de tumores, fraturas e distúrbios de crescimento e postura.

Já no tórax é possível identificar a situação dos brônquios, diafragma, coração, podendo mostrar doenças como pneumonia, tuberculose e enfisemas.

O exame é simples, não invasivo e possui a vantagem de ter um custo menor, quando comparado com outros métodos de diagnóstico por imagem.

É muito usado nas urgências e emergências, devido permitir que haja uma visualização rápida dos órgãos que precisam ser examinados.

Como é feito o Raio X

Para fazer o exame, o paciente e a máquina são posicionados de acordo com o local do corpo que precisa ser examinado.

O técnico em radiologia que realiza o exame vai dar orientações aos pacientes sobre o que é preciso fazer antes, durante e depois que a imagem é captada.

Algumas das orientações podem ser para o paciente prender a respiração, respirar fundo ou ficar em uma posição determinada por algum tempo para que o registro seja feito da melhor forma.

O exame é totalmente indolor.

Como devo me preparar para o exame

O exame de Raio-X não exige nenhum cuidado específico prévio. Contudo, dependendo do local em que o exame será feito, pode ser necessário que o paciente tire roupas e acessórios, como relógio, joias, piercing e etc, que podem bloquear a passagem dos raios X e comprometer a precisão do exame.

Mulheres grávidas devem informar ao radiologista sobre sua condição, para receberem a proteção adequada ao feto durante o exame.

Quando o exame de Raio-X é indicado?

O exame de Raio-X pode ser solicitado pelo médico em diversas situações, como:

  • Para alterações ósseas e articulares, sendo usado para o diagnóstico de fraturas, tumores, desgastes e distúrbios de crescimento;
  • Em suspeitas de doenças no tórax, onde é possível fazer a identificação de tumores, doenças pulmonares e até mesmo variações cardíacas;
  • Para fazer a avaliação abdominal para detectar alterações em órgãos como baço, fígado e intestino;

Em Araguaína, o Hospital Day Clinic possui uma estrutura eficiente, moderna e completa quando o assunto é exame de diagnóstico por imagem. Nosso Raio-X é digital, o que permite um melhor tratamento da imagem, garantido alta qualidade ao exame.

Se o seu médico identificou a necessidade de solicitar um Raio-X, agende com a gente e conte com a qualidade de nossos serviços.