Ortopedia

Especialização: Ortopedia

A ortopedia é a especialidade médica que está ligada ao cuidado e deformidade dos elementos do aparelho locomotor, que se constitui de ossos, músculos e articulações.

O ortopedista se preocupa com o retorno do paciente às suas atividades diárias da melhor forma possível.

Os traumas, dores e suspeitas de fraturas devem ser, imprescindivelmente, avaliados, diagnosticados e tratados por um especialista em ortopedia.

A subdivisão da ortopedia

Devido a existência de grande variedade de articulações e estruturas em nosso corpo com características bastante particulares, surgiram várias especializações ortopédicas.

Nesta perspectiva, o ortopedista tem subespecializações, dentre elas destacamos:

  1. Mão e punho:

    O especialista da área de mão e punho auxilia pacientes que precisam de tratamento de doenças, transplantes, seja musculares, cutâneos, enxertos de pele e também reimplantes.

    As doenças mais comuns que acometem a mão e o punho são fraturas dos ossos, lesões nos ligamentos, necroses ósseas, tendinites e Síndrome do Túnel do Carpo.

  1. Pé e tornozelo:

    Esta é a área da ortopedia responsável pelo tratamento de patologias crônicas e agudas dos ossos do pé e articulação dos tornozelos.

    As doenças mais comuns relacionadas ao pé e tornozelo são lesões de ligamentos, joanetes, pé plano, pé cavo, entorse de tornozelo, tendinites e lesão do tendão de Aquiles.

  1. Ombro e cotovelo:

    Área voltada para o tratamento de todas as ocorrências, desde as fraturas as patologias crônicas do ombro e cotovelo.

    As doenças mais usuais que acometem o ombro e o cotovelo são a bursite, luxação, lesões do bíceps, lesões dos ligamentos, entre outras.

  1. Coluna

    Esta especialização da ortopedia engloba o tratamento da coluna dorsal, cervical e lombar.

    As patologias que mais comumente acometem a coluna são a lombalgia, artrose, hérnia de disco, cervicalgia, escoliose e tumores,

    Atualmente, há diversos tipos de tratamento, que inclui fisioterapia, acupuntura, pilates e RPG.

    O tratamento é definido pelo ortopedista de acordo com a patologia do paciente.

  1. Joelho

    A área da ortopedia que trata as afecções crônicas ou agudas do joelho.

    As doenças mais comuns do joelho são lesões (menisco, ligamento), artrose, tendinite do quadríceps, distensões musculares da perna e coxa e condromalácia patelar.

  1. Quadril

    A articulação do quadril é uma das mais importantes do corpo humano, pois permite a movimentação e suporta todo o peso do corpo devido a conexão com a perna.

    Dentre as doenças mais comuns que podem acometer o quadril estão os deslocamentos, fraturas, bursites, osteoartrite e osteoporose.

  1. Traumatologia:

    O traumatologista é o profissional da ortopedia especializado no tratamento e reabilitação de traumas ocorridos em músculos e ossos de todo o corpo, em especial ao que diz respeito ao tratamento de urgência, de lesões causadas por acidente, esmagamento, arma de fogo, quedas e trauma esportivo.

    O tratamento pode ser tanto cirúrgico quanto não cirúrgico, como é o caso da imobilização de fraturas, por exemplo.

  1. Onco-ortopedia

    A onco-ortopedia trata a ocorrência de tumores benignos e malignos que podem ocorrer no sistema músculo-esquelético.

    O tratamento é feito de forma que haja maiores chances do osso afetado ser poupado.

 

Em Araguaína, o Hospital Day Clínic oferece atendimento especializado com ortopedista geral e com especialistas em pé e tornozelo, ombro e cotovelo, mão e punho.

Se você tem qualquer sintoma relacionado aos ossos, músculos e articulações, priorize sua saúde e agende sua consulta com um ortopedista  no Hospital Day Clinic!