Nutricionista

O nutricionista é o profissional da área de saúde que possui o conhecimento científico e domínio das propriedades nutricionais dos alimentos e como elas podem ser usadas para a saúde dos pacientes.

Neste sentido, o profissional de nutrição irá trabalhar na prescrição de dietas, montagem de cardápios e análises de carências nutricionais.

Isso porque, uma alimentação balanceada está diretamente ligada à boa saúde e a prevenção de doenças como o colesterol, diabetes, hipertensão e até mesmo alguns tipos de câncer.

Quando devo procurar um nutricionista

Os nutricionistas estão sendo cada vez mais requisitados para montar cardápio individualizado que atenda às necessidades do paciente, seja para emagrecimento, perda de gordura, ganho de massa magra, etc.

Assim, se você sente necessidade de ter uma alimentação mais saudável e/ou seguir uma dieta específica, deve buscar a ajuda de um nutricionista, que é o profissional mais indicado para orientação na relação do indivíduo com o alimento.

Quais as funções do nutricionista

O nutricionista tem como principais responsabilidades no exercício da profissão:

Atuar na prevenção de doença, recuperação ou manutenção da saúde do paciente a partir da orientação de uma alimentação balanceada e rica em nutrientes;

Ter conhecimento sobre o funcionamento dos sistemas do corpo humano para desenvolver cardápios específicos aos pacientes;

Orientar sobre os benefícios de cada grupo alimentar e sobre as diversas formas de preparo e manipulação dos alimentos;

Atuar em conjunto com outros profissionais da área de saúde, como médicos e enfermeiros;

Fazer a elaboração de um diagnóstico nutricional para realizar a prescrição de dietas e suplementação individual ou de grupos e também para pacientes que são portadores de doenças ou estão em tratamento;

Realizar o controle de qualidade dos alimentos em restaurantes e refeitórios;

Fazer o planejamento e coordenação de programas de alimentação de grupos, como em hospitais, escolas, empresas, sistema prisional e etc.

O que é a nutrição clínica

A nutrição clínica trata-se de um atendimento individualizado, onde um nutricionista usa seus conhecimentos para a elaboração de um cardápio alimentar que seja eficiente para atender às necessidades daquele paciente.

Para isso, o profissional faz uma investigação do histórico de saúde do paciente, o que inclui seu estilo de vida, hábitos alimentares, histórico familiar e também a prescrição de exames bioquímicos.

O trabalho é feito voltado para a reeducação alimentar do paciente. Neste sentido, o nutricionista clínico atua em hospitais, clínicas, consultórios e ambulatórios.

Em Araguaína, o Hospital Day Clinic conta com uma equipe especializada de nutricionistas, que trabalha em conjunto com gastroenterologistas, cardiologistas entre outras especialidades.

O hospital conta ainda com o Check-Up DAY, que é um serviço diferenciado em que o paciente faz em um único dia diversos exames, consultas e avaliação com um nutricionista. Este serviço tem como foco a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças. Agende uma consulta com a gente!