Neuropediatria

A neuropediatria, também chamada de neurologia infantil, é a especialidade médica voltada para a avaliação e cuidado do sistema nervoso central (tronco encefálico, cérebro e cerebelo) e periférico (nervos) das crianças e adolescentes.

O neuropediatra é o médico responsável pelo acompanhamento do desenvolvimento neurológico de crianças, que pode ser feito a partir de exames e análises das aquisições motoras cognitivas e de linguagem.

O médico neuropediatra deve estar apto para a avaliação e cuidado de todas as fases do desenvolvimento neurológico da criança, que vai desde o nascimento até a adolescência.

Esta especialidade é essencial por acompanhar o desenvolvimento infantil e, a partir daí,ter um maior controle de doenças que possam causar comprometimento neurológico.

Por conta dos avanços da neurociência e das tecnologias nas últimas décadas, a neurologia infantil teve um avanço excepcional, no que diz respeito ao diagnóstico, acompanhamento, tratamento de problemas neurológicos de crianças e adolescentes.

Quando levar meu filho ao neuropediatra

Em caso de crianças que possuem problemas neurológicos mais graves, seja por questões genéticas, sequelas ou traumas mecânicos. O encaminhamento ao neuropediatra é feito por especialista de outras áreas, que tenham suspeitado da existência de algum problema nessa área.

Contudo, há problemas leves, muitas vezes imperceptíveis que podem também ser atendidos por esse especialista, como a falta de concentração, hiperatividade, dificuldade na fala, entre outros.

Este acompanhamento permite que se faça o diagnóstico de doenças e se inicie o tratamento mais indicado.

Os principais casos da neuropediatria

As principais ocorrências tratadas pela neurologia infantil são:

Atraso na fala ou dificuldades (como a gagueira, por exemplo);

Dificuldade de locomoção (quando o bebê demora muito a engatinhar e andar);

Tiques nervosos;

Dores de cabeça constante;

Distúrbios do sono, como terror noturno, sonambulismo e insônia;

Autismo;

Doenças degenerativas do sistema nervoso central e periférico;

Epilepsia e episódios de crise convulsiva;

Alteração na forma e tamanho da cabeça;

Paralisia cerebral;

Meningite;

Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

Dificuldades de concentração na escola;

Síndromes genéticas (como a Síndrome de Down);

Alterações no metabolismo.

Na maioria dos casos, de acordo com os sintomas apresentados, o pediatra ou outro especialista vai avaliar a necessidade da criança ser encaminhada a um neurologista infantil.

Neste sentido, o acompanhamento feito em conjunto do neuropediatra com outra especialidade está ligado à melhoria da resposta ao tratamento, além de amenizar ou até mesmo parar a evolução dessas ocorrências, o que terá grande impacto na vida adulta do paciente.

A partir do diagnóstico, é possível trabalhar na estimulação necessária para o melhor desenvolvimento e adaptação da criança, que pode ser feita com o terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psiquiatra, psicólogo, entre outras especialidades.

Em Araguaína, o Hospital Day Clinic possui uma equipe renomada e especializada em neurologia infantil, buscando sempre trabalhar de forma integrada com uma equipe multiprofissional.

No caso de dúvidas sobre o desenvolvimento do seu filho ou ainda por indicação de outro médico, agende uma consulta com a gente!