Mastologia

Mastologia

A mastologia também chamada de senologia é a especialidade da medicina que se dedica ao estudo das glândulas mamárias.

mastologista é o médico que cuida da saúde das mamas e atua no estudo, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas à mama, sejam elas malignas ou benignas.

Esta especialidade vem crescendo e a evolução da tecnologia que possibilita a descoberta de novos tratamentos e exames para o diagnóstico, também contribui para esse crescimento.

A importância de fazer a mamografia

A mamografia é um exame que faz o estudo dos tecidos das mamas, sendo indicado para mulheres acima de 35 anos. E acima de 40 anos é recomendado mamografia anualmente.

Em caso de alguma suspeita, o mastologista recomenda outros exames, como a ressonância magnética e ultrassonografia ou biópsia de lesões suspeitas.

A mamografia faz com que seja possível identificar o câncer de mama antes mesmo de virar um nódulo palpável.

Esse cuidado é imprescindível, pois o diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta as chances de cura, e no início os métodos de tratamento aplicados são menos agressivos.

Em casos de câncer de mama detectados ainda na fase inicial, as chances de cura chegam a até 100%. O tratamento pode ser com quimioterapia, radioterapia ou cirúrgico, dependendo do estágio da doença.

Por isso, os mastologistas orientam para que as mulheres façam o autoexame das mamas, para detectar qualquer anormalidade e procurarem o especialista.

Quando devo ir ao mastologista?

Em geral o ginecologista encaminha a mulher para o mastologista quando percebe alguma alteração no exame físico ou na mamografia.

A indicação é que mulheres que não possuem nódulos nas mamas e não apresentam dor no local passem a realizar consultas com o mastologista a partir dos 35 anos.

As mulheres que tem caso de câncer de mama na família também devem procurar o mastologista com frequência por causa da tendência genética em desenvolver a doença, ainda mais se parentes próximos, como mães, avós, tias tiveram a doença antes dos 40 anos.

A ocorrência da menstruação precoce ou tardia também é um dos fatores de risco para o câncer de mama. Mulheres com mais de 40 anos devem consultar este especialista ao menos uma vez por ano.

Como é a consulta com o mastologista?,

Na consulta com o mastologista, ele vai fazer perguntas sobre o histórico de saúde e da sua família os hábitos, estilo de vida e sobre a existência de alguma queixa.

Depois, é feito o exame físico das mamas. Exames complementares como a mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética podem ser solicitados.

Com o resultado em mãos, o médico pode solicitar ainda punções e biópsias, se achar necessário.

Como vimos, essa especialidade médica é de extrema importância. Fique em dia com a sua saúde e agende uma consulta com um mastologista. O Hospital Day Clinic, em Araguaína, possui uma equipe especializada com mastologista e possui os exames de mamografia e ultrassom das mamas para prestar um atendimento completo!