MAPA

MAPA

A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) é um exame realizado para o diagnóstico e acompanhamento da Hipertensão Arterial.

A pressão arterial varia constantemente ao longo do dia. Por isso, pode ser difícil estabelecer um diagnóstico de Hipertensão Arterial somente com base de medições da pressão arterial feitas no consultório.

Se o diagnóstico for feito dessa forma, há possibilidade de que ocorra erro no diagnóstico, já que cerca de 30% dos pacientes ficam estressados em consulta médica ou em ambiente ambulatorial e apresentam elevação de pressão. Esta ocorrência é comumente chamada de “hipertensão de jaleco branco”.

Como é feito a MAPA

Para que a MAPA seja feita, é colocado no braço do paciente uma braçadeira, semelhante a dos aparelhos de medir pressão ligada a um compressor preso na cintura.

O monitoramento ocorre por um período de 24 horas, onde se realiza aproximadamente 80 leituras de pressão. Dessa forma, é possível avaliações da pressão arterial durante diversas situações do dia e da noite.

A leitura é realizada até mesmo quando o paciente está dormindo, tendo em vista que, durante o sono, espera-se que a pressão caia entre 10 a 20%, pois o sistema cardiovascular esta em descanso.

No momento em que a pressão está sendo aferida, o aparelho do MAPA emite um BIP, que é um sinal para o paciente suspender o que está fazendo e deixar o braço apoiado de forma que fique na mesma altura do coração. Após a medição, o paciente pode voltar ao que estava fazendo.

É possível manter sua rotina de trabalho normalmente enquanto está fazendo a MAPA, sempre respeitando o momento da medição anunciada pelo BIP. A única coisa que não pode fazer é molhar o aparelho.

A indicação da MAPA

A hipertensão é uma doença silenciosa e há pessoas que passam anos com a pressão elevada sem saber.

Quando o paciente fica com níveis elevados de pressão durante o dia e a noite, há sobrecarga no sistema circulatório, que pode desencadear diversas complicações, como:

  • Acidente Vascular Cerebral (AVC, que é a obstrução ou rompimento de uma artéria no cérebro;
  • Infarto agudo ou crescimento do coração;
  • Aneurisma, trombose e varizes no sistema circulatório;
  • Insuficiência renal;
  • Disfunção sexual

O MAPA é indicado para evitar essas e outras ocorrências que podem comprometer gravemente a saúde e até mesmo levar à morte, e é indicado também quando se deseja estudar com maior profundidade a pressão arterial do paciente. Para estabelecer uma ligação entre os sintomas com a hipertensão.

Com os resultados desse monitoramento, fica mais fácil para o médico cardiologista conseguir ministrar um tratamento eficaz para o paciente hipertenso, primando pelo bem-estar e qualidade de vida.

Em Araguaína, o Hospital Day Clinic possui uma equipe renomada de cardiologistas que está voltada para a prevenção, diagnóstico e tratamento de qualquer ocorrência relacionada ao sistema cardiovascular.

A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial é um dos exames oferecidos para ajudar nesse processo. Não deixe sua saúde para depois, agende uma consulta com o cardiologista.