Mamografia

Mamografia

Muito se fala sobre a importância de fazer mamografia. Mas, você sabe como esse exame é feito? Este texto vai tirar todas as suas dúvidas!

A mamografia é um exame de imagem capaz de fazer o estudo da anatomia do tecido mamário.

Para isso se utiliza do Raio X, através de um aparelho chamado mamógrafo, onde a paciente é posicionada para ter a mama radiografada.

As imagens tiradas nas radiografias feitas pelo mamógrafo possuem alta qualidade, tornando possível ao médico verificar os mínimos detalhes do tecido mamário.

A mamografia é um exame imprescindível para a prevenção e diagnóstico do câncer de mama, pois detecta qualquer sinal suspeito de cisto ou nódulo mamário mesmo que ainda não seja palpável, contribuindo, assim, para um tratamento precoce.

Nas mamografias que são feitas para o rastreamento de algo anormal, em geral, são feitas duas imagens de cada mama em ângulos diferentes.

A partir dos 40 anos, recomenda-se que a mulher faça a mamografia anualmente. Em casos de câncer de mama na família, esse cuidado deve começar por volta dos 35 anos.

O câncer de mama é um tumor que começa a se desenvolver na mama como consequência de alterações genéticas de um conjunto de células, que passam a se multiplicar descontroladamente.

Este é o tipo de câncer que mais atinge as mulheres. Contudo, quando detectado precocemente, em sua fase inicial, as chances de cura são bastante promissoras, e a mamografia é o método mais eficiente para fazer esse diagnóstico.

Ao contrário do que muita gente pensa, a mamografia também é feita por homens. Entretanto, a grande maioria dos pacientes que faz o exame é composta de mulheres.

Como é feito o exame

A formação da imagem no mamógrafo ocorre da mesma forma como no aparelho de radiografia, ou seja, através do Raio-X.

Será solicitado que a paciente retire a roupa da cintura para cima, bem como qualquer objeto metálico, como brincos e colares.

Para que a imagem fique com melhor qualidade, a mama é comprimida ficando os tecidos mais visíveis. Essa compressão causa desconforto, mas é rápido.

A mamografia de rotina, feita para a prevenção, tem a duração aproximada de 15 a 30 minutos (tempo total).

Já a mamografia diagnóstica, pedida quando o médico já possui alguma suspeita, tem a duração de cerca de 30 a 45 minutos.

Como se preparar para fazer a mamografia

Para mulheres, o melhor momento para fazer a mamografia é uma semana após a menstruação, pois antes as mamas ficam mais sensíveis.

Não é necessário fazer nenhum preparo especial antes de fazer exame. No entanto, no dia, recomenda-se não usar desodorante, perfume, talco ou qualquer tipo de creme nas axilas e nas mamas, pois pode interferir a imagem.

A mamografia digital

Nossa técnica, assim como a mamografia convencional, o Raio X também é usado para a obtenção das imagens.

A diferença é que as imagens são gravadas e armazenadas em arquivos de computador, onde o radiologista pode analisar na tela, podendo aumentar de tamanho, ajustar o brilho e contraste para visualizar o tecido com mais nitidez.

Em Araguaína, o Hospital Day Clinic sabendo da importância que as mulheres acima de 40 anos têm de realizar a mamografia periodicamente, oferece este exame aos seus pacientes.

No Hospital Day Clinic você tem a garantia de qualidade e eficiência que são características do serviço de saúde oferecido pelo hospital.

Não esqueça que o diagnóstico ainda em fase inicial é fundamental para a cura do câncer de mama. Por isso, não deixe de agendar sua mamografia no Hospital Day Clinic.