Ginecologia-Obstetrícia

 Ginecologia-Obstetrícia

A Ginecologia-Obstetrícia é a especialidade que trata de doenças do sistema reprodutor feminino (útero, vagina, ovário e mama), incluindo o tratamento de complicações obstétricas e procedimentos cirúrgicos.

O médico ginecologista é responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças do aparelho reprodutor feminino (ovários, útero, trompa, vagina) e mamas desde a infância até a terceira idade.

É da competência do médico ginecologista solicitar exames ginecológicos gerais e outros mais específicos como a Mamografia e Papanicolau.

Em conjunto com a ginecologia, a obstetrícia possui foco na reprodução, sendo a especialidade médica que possui sua atuação voltada para a garantia  da proteção de vida das mulheres e partos bem sucedidos.

Para isso, o obstetra está apto a aplicar técnicas e conhecimentos para fazer o acompanhamento da gestante e a identificação de possíveis complicações e, dessa forma, ser capaz de fazer uma intervenção de sucesso a tempo.

O médico ginecologista-obstetra cuida da confirmação da gravidez, acompanhamento e solicitação dos exames pré-natais e também a realização do parto, seja ele feito de forma natural (parto normal) ou cirúrgica (parto cesariano).

Quando consultar um ginecologista

A ginecologia quer dizer “ciência da mulher” e é uma especialidade médica que deve acompanhar a mulher por toda a sua vida.

O ginecologista atua no diagnóstico e tratamento de ocorrências vaginais, como corrimentos, coceiras e odores, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), miomas, tumores de útero e ovário.

É função do ginecologista também fazer a orientação em relação aos melhores métodos contraceptivos de acordo com o histórico clínico de cada paciente e também atuar na prevenção de DST’s.

É este médico que também, acompanha a mulher na fase da menopausa.

Quando consultar um ginecologista-obstetra

Em suma, o ginecologista-obstetra é o médico que a mulher deve procurar quando está pensando em engravidar ou já está grávida.

Isso porque, a partir do momento em que a mulher tiver a confirmação de sua gravidez, é imprescindível seguir a recomendação do médico, que inclui acompanhamento pré-natal, monitoramento da saúde da mulher e do bebê, alimentação a ser seguida, atividades físicas, entre outros fatores.

Este especialista também ajuda a mulher a decidir qual o melhor tipo de parto.

Esta decisão envolve fazer a análise de problemas de saúde como a hipertensão, que é causadora da eclampsia, condição considerada grave para a mulher e bebê, problemas nos ossos pélvicos ou nos rins. No caso de algumas dessas afecções, a indicação mais frequente é o parto cesariano.

Mas, se a mulher estiver em ótimas condições de saúde, o recomendado é o parto normal, pois permite uma recuperação mais rápida, além de trazer diversos benefícios para o bebê.

Dessa forma, pode-se dizer que o obstetra acompanha todo o período gestacional da mulher e o pós-parto.

Em Araguaína, o Hospital Day Clinic possui uma equipe renomada de ginecologistas-obstetras que está pronta para atender tanto mulheres que desejam engravidar quanto as que já estão grávidas.

O hospital oferece ainda o Pré-Natal Day que é um serviço completo para o acompanhamento de gestantes desde a descoberta da gravidez até o parto.

Com o Pré-Natal Day, a grávida dispõe da comodidade de fazer exames laboratoriais, ultrassonografia e avaliações obstétricas de rotina em um único dia e lugar.