Endoscopia

A endoscopia, que também é chamada de endoscopia digestiva alta, é um exame que permite a visualização de órgãos do trato digestivo, como o esôfago, estômago e duodeno.

A finalidade deste exame é verificar, a partir de imagens, a causa de sintomas, como náuseas, vômitos, dificuldade para engolir, azia e dores abdominais persistentes, possibilitando ao médico o diagnóstico de doenças e da existência de lesões na aérea digestiva.

Como a endoscopia é feita

A endoscopia é considerada um exame simples e tem duração média de 5 a 20 minutos, sendo feita pelo médico endoscopista.

Para que não haja desconforto, o paciente é sedado um pouco antes do exame. Um spray anestésico, semelhante ao usado por dentistas, é aplicado na garganta e a sedação complementar é feita por via venosa.

Após a sedação, o endoscópio, que é um tubo fino e flexível é introduzido a partir da boca do paciente para chegar até ao estômago.

Este aparelho possui uma micro câmera iluminada e com lentes, o que permite a visualização os órgãos do trato digestivo em um monitor.

Quando o exame termina, a pessoa fica um tempo em observação (cerca de 30 minutos) até que passe os efeitos do sedativo. E recomenda-se que o paciente vá acompanhado, pois a sedação afetará os reflexos por um tempo.

Como me preparar para a endoscopia?

Para que a análise seja completa, o paciente precisa está com o estômago vazio. Por isso, no período de 8 horas que antecedem o exame, é proibido comer e até mesmo beber água.

Além disso, o paciente não pode tomar antiácido e deve conversar com o médico caso faça o uso de algum medicamento de uso constante, pois o ideal é deixar para ingerir qualquer medicamento depois que o exame for feito.

Após a endoscopia o paciente sente algum efeito colateral?

O paciente pode sentir a garganta um pouco irritada por conta da introdução do endoscópio e a sensação de gases na barriga após o término da endoscopia. Isso ocorre, porque o endoscopista injeta ar no interior do estômago para melhorar a qualidade das imagens.

É um exame considerado altamente seguro e a ocorrência de complicações mais graves após o exame é raríssima.

Quanto tempo demora o resultado da endoscopia?

O resultado da endoscopia é emitido no mesmo dia. Contudo, em casos em que é indicado biópsia, o resultado da biópsia demora um pouco mais (média de 15 dias).

Com o resultado em mãos, é possível começar o tratamento, que pode incluir dieta especializada com restrição alimentar e o uso de medicamentos.

Em Araguaína, o Hospital Day Clinic, oferece aos seus pacientes o exame de endoscopia feito por médico especialista, com segurança e o máximo de conforto.

Certamente, esta é a melhor opção para você que está em busca de equipe capacitada em fazer diagnósticos, qualidade e eficiência em serviços de saúde.