Eletrocardiograma

eletrocardiograma

O eletrocardiograma (ECG) é um exame que possibilita a avaliação da atividade elétrica do coração.

Isso é possível a partir da fixação de eletrodos em partes específicas do corpo do paciente que possibilita a emissão do resultado registrado em gráficos.

A partir do resultado, é possível fazer a comparação da atividade cardíaca do paciente, comparado com o que é considerado o padrão de normalidade.

Dessa forma, é possível saber se a atividade do coração está normal ou indica alterações nos nervos e músculos do coração.

Para que serve o eletrocardiograma

O eletrocardiograma consegue mostrar o número de batimentos cardíacos por minuto, sendo eficaz para patologias como:

. Arritmias;

. Aumento das cavidades cardíacas;

. Patologias coronarianas;

. Distúrbios na condução elétrica do coração;

. Problemas nas válvulas cardíacas;

. Pericardite;

. Infarto do miocárdio.

Além disso, é indicado para fazer uma análise da saúde cardíaca de pacientes que apresentam condições que podem afetar o coração, como pressão alta, diabetes, colesterol alto, obesidade, tabagismo e casos de doença cardíaca precoce.

Como é feito o eletrocardiograma

O exame é feito em um aparelho chamado eletrocardiógrafo digital, que é conectado a um computador.

Um gel condutor é aplicado na pele do paciente, onde os eletrodos são fixados e ajuda na captação dos estímulos pelo aparelho.

Os eletrodos são colocados em partes específicas do corpo, como peitos, braços e pernas.

O aparelho faz a captação da atividade elétrica do paciente, a partir da pele e gera imagens em ondas, que mostram um padrão e estas são lidas pelo médico cardiologista, para a emissão do diagnóstico.

Antes de fazer o ECG, é preciso que o paciente não fume e também não pratique exercícios físicos momentos antes de fazer o exame, pois é possível que altere o nível dos batimentos cardíacos, o que compromete os resultados do exame.

No mais, não há nenhuma outra recomendação de mudança na rotina ou contraindicação para fazer o exame.

O resultado do EGC sai no mesmo dia, logo após o exame.

Quando preciso fazer o eletrocardiograma?

O exame deve ser solicitado pelo médico mediante algum sintoma, queixa ou aparecimento de patologia que indique necessidade da prescrição do ECG para que haja a avaliação da saúde do coração.

Entre os sintomas em que é recomendada a realização do eletrocardiograma estão a ocorrência constante de falta de ar, perda de consciência, tontura, fadiga e batimentos cardíacos irregulares, dor no peito

Para mulheres a partir dos 50 anos e homens a partir dos 40 anos, recomenda-se fazer o ECG anualmente como forma de prevenção.

De acordo com o resultado do eletrocardiograma, o médico pode verificar a necessidade de fazer a solicitação de um Teste Ergométrico (ECG de esforço), Holter 24 horas ou MAPA, que são exames mais específicos e detalhados.

Em Araguaína, o Hospital Day Clinic possui uma equipe especializada de cardiologia e também oferece aos seus pacientes todos os exames necessários para o monitoramento da saúde do coração.

Converse com seu médico sobre a necessidade de um eletrocardiograma e agende com a gente!