Dermatologia

A dermatologia é a especialidade médica que está ligada ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e qualquer lesão relacionada à pele, mucosas, pelos, cabelos e unhas.

O médico dermatologista é o profissional responsável por essa especialização. Atualmente, são mais de 3.000 doenças dermatológicas que podem afetar crianças, adultos e idosos.

Esta especialidade na área de saúde está encarregada desde simples infecções até reações autoimunes, inflamações e tumores.

Além de atuar no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças, o dermatologista também orienta sobre cuidados gerais, atua na solução de problemas estéticos e trabalha para que a pele, cabelos e unhas se mantenham bonitos e saudáveis.

Campos de atuação da dermatologia

  1. Dermatologia Cosmiátrica

Esta área da dermatologia está voltada para procedimentos e tratamentos que possuem como alvo a manutenção da beleza, bem como a melhoria da aparência da pele e seus anexos.

Esses procedimentos estéticos são definidos como procedimentos médicos, possuem complexidade e não estão livres de riscos.

O dermatologista cosmiátrico poderá fazer a prescrição de tratamentos voltados para manchas, rugas, cicatrização, combate ao envelhecimento, entre outros.

  1. Dermatologia Cirúrgica

Esta área da dermatologia inclui todos os procedimentos cirúrgicos realizados na pele e tecido subcutâneo.

A maioria dos procedimentos da dermatologia cirúrgica é pouco invasivo, sendo necessária apenas a aplicação de anestesia local e pouco tempo para a recuperação.

No caso do câncer de pele, no entanto, poderá haver a necessidade de procedimentos cirúrgicos mais extensos para a cura do paciente.

Os procedimentos mais usuais da dermatologia cirúrgica são: remoção de pintas, sinais, cistos, tumores e lipomas, correção de cicatrizes, biópsias, transplante de cabelo, cirurgia de unhas, uso de retalhos e enxertos para a reconstrução de área afetada por câncer de pele, procedimentos com demoabrasão e peeling, etc.

  1. Dermatologia Oncológica

O câncer de pele é um dos mais frequentes no Brasil. A Dermatologia Oncológica é a área responsável pela prevenção, tratamento e diagnóstico deste tipo de câncer.

Uma coisa que muita gente não sabe é que o dermatologista pode reconhecer os primeiros sinais que alertam para o câncer de pele, assim, ele está apto para examinar o paciente e fazer a identificação de lesões suspeitas de câncer de pele.

Exames como a dermatoscopia digital ajudam a mapear áreas com lesões, mesmo aquelas que não podem ser vistas a olho nu.

Com o diagnóstico em mãos, o Dermatologista Oncológico prescreverá o melhor tratamento, se necessário.

Em relação à prevenção, cabe a este profissional orientar e informar seus pacientes sobre o perigo da exposição solar.

  1. Onicologia

Este campo da dermatologia está relacionado às doenças que podem acometer as unhas.

As mais comuns são a unha encravada, unhas frágeis e micoses. Há ainda inflamações e infecções que podem aparecer ao redor das unhas.

Essas alterações nas unhas afetam de forma direta os pacientes, pois limitam as atividades diárias e podem influir na auto estima.

Qualquer sinal de alteração na pele, cabelos e unhas, o recomendado é buscar um dermatologista. Este profissional é aliado de quem deseja fazer tratamentos estéticos com segurança.

Em Araguaína, o Hospital Day Clinic possui uma conceituada equipe de dermatologistas que está pronta para lhe atender, seja qual for sua necessidade.

Não descuide da sua pele e marque uma consulta com a gente!