Colonoscopia

A colonoscopia, também chamada de endoscopia digestiva baixa, é o exame feito para visualizar imagens do intestino grosso e reto, possibilitando identificar a existência de lesões nas paredes do intestino.

Dessa forma, é possível fazer o diagnóstico de doenças que podem acometer o intestino, como diverticulite, câncer e outras.

O exame é indicado para pessoas que possuem sintomas como dor abdominal persistente, presença de sangue nas fezes; diarreia intensa e persistente e alterações bruscas no funcionamento intestinal.

O procedimento é feito também como uma forma de prevenção do câncer do intestino, pois também pode remover pólipos; fazer o estancamento de pequenos sangramentos nas paredes do intestino, e remover amostras de lesões suspeitas para serem enviadas para uma análise mais aprofundada (biópsia).

Em geral, a colonoscopia precisa ser feita a partir dos 50 anos, com intervalo de 3 a 5 anos, conforme o perfil do paciente e indicação do médico.

Entretanto, em caso de histórico familiar de câncer de intestino ou colite ulcerativa, que é uma inflamação crônica no cólon, a colonoscopia deve começar a ser feita a partir dos 30 anos.

O médico especialista no exame é o colonoscopista, mas o procedimento também pode ser feito por endoscopistas e coloproctologistas.

Como é feita a colonoscopia

A colonoscopia é feita a partir do endoscópio (colonoscópio), que é um tubo fino dotado de uma micro câmera iluminada e com lentes, que permite que as imagens do intestino sejam mostradas em um monitor.

O aparelho passa pelo reto e pelo intestino grosso e chega na parte final do intestino delgado.

Para que o paciente não sinta desconforto durante o procedimento, o exame é realizado com anestesia local e sedação.

O que o paciente precisa fazer antes da colonoscopia?

Para que o exame seja feito, há a necessidade do paciente tomar medicamento via oral (laxante) um dia antes para que haja a desobstrução intestinal, pois não pode haver resíduos fecais no reto.

A limpeza do intestino com enema também é uma indicação para o exame e se constituiu na introdução de água e medicamentos por via retal para que seja feita a lavagem intestinal.

Outra possível preparação do paciente é com uma dieta de líquidos claros e sem resíduos, conforme orientação de gastroenterologista, dependendo do que deseja analisar.

Em Araguaína, a colonoscopia pode ser feita no Hospital Day Clinic, que conta com equipamento moderno e equipe especializada, garantindo assim eficiência na prevenção, diagnóstico e tratamento das mais diversas patologias do trato intestinal.