Clínica médica

clínica médica

A clínica médica também conhecida como medicina interna é tida como a básica por incluir conhecimentos de outras especialidades médicas.

Normalmente, o clínico médico ou clínico geral atua no estudo, diagnóstico e tratamento de doenças de adultos que não sejam obstétricas, ginecológicas ou cirúrgicas, sendo o ramo com maior campo de trabalho na medicina.

Este profissional estuda de tudo um pouco e adquire conhecimento de diversas áreas. Por isso, tem a grande responsabilidade de identificar os sintomas e sinais para poder encaminhar ao especialista adequado.

A clínica médica está ligada à atenção básica ao paciente, sendo que, a grande parte dos médicos que trabalha no setor de emergências em hospitais de todo o Brasil, são clínicos.

As áreas de atuação dos clínicos

Os clínicos possuem três grandes áreas de atuação, que são: a prevenção, diagnóstico e tratamento.

Na prevenção, este médico precisa ter habilidade apurada para avaliar a necessidade e benefícios dos exames de check-up. Ou seja, é preciso identificar quais os exames vale a pena pedir conforme o histórico do paciente.

É importante que não seja solicitado todos os exames disponíveis, pois isso poderá levar a um diagnóstico de falso-positivo e uma elevação do custo de saúde.

Já no diagnóstico, o clínico geral precisa trabalhar na investigação do problema e, a partir daí, indicar o tratamento.

O clínico não é apenas um encaminhados para especialistas, pois ao longo de sua jornada profissional desenvolve habilidade e experiência para tratar de doenças mais comuns.

Neste sentido, não é raro que os clínicos acabem fazendo carreira acadêmica (mestrado e doutorado) nas áreas de conhecimento que possuem mais intimidade.

A importância do check-up

No que diz respeito à prevenção, o generalista é o responsável por orientar medidas saudáveis a seus pacientes e fazer a realização de exames preventivos, chamados de check-up.

O clínico faz a anamnese, que é uma espécie de entrevista para saber mais do histórico de saúde do paciente.

Após isso, há o exame físico e depois é requerido exames mais específicos para que o diagnóstico seja efetuado.

Em geral, a consulta com o clínico tende a demorar mais do que com os outros médicos, pois eles avaliam a saúde como um todo, com foco sempre na medicina preventiva.

Em Araguaína, o Hospital Day Clinic oferece o Check-Up Day onde em um único dia o paciente faz consultas com o clínico e outros especialistas, avaliação integral de sua saúde e diversos exames laboratoriais e de imagem.

O objetivo do Check-Up Day é a prevenção, pois possibilita diagnóstico precoce de doenças e de alterações que podem indicar fatores de risco para posterior agravamento.

Após a avaliação, o paciente recebe um relatório de como está sua saúde e orientação para tratamentos e encaminhamento para consulta com outros especialistas e exames, caso seja necessário.

Tudo isso visando a melhoria de sua saúde. Esta certamente é a melhor opção para você manter sua saúde em dia. Não perca tempo e agende no Hospital Day Clinic seu check-up.