Cardiologia

A cardiologia é a especialidade médica que está ligada ao diagnóstico e tratamento de doenças do coração e do sistema circulatório como um todo. O especialista dessa área é o médico cardiologista.

A má alimentação, sedentarismo e estresse contribuem para que as pessoas desenvolvam doenças cardiovasculares. Um fato alarmante é que essas doenças vêm aparecendo cada vez mais cedo, daí a importância da cardiologia preventiva, que atua para orientar e prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares.

E a grande maioria dos quadros cardiológicos que se se complicam poderiam ser evitados se o diagnóstico fosse feito precocemente a partir de exames preventivos.

Assim, é recomendado que todos os adultos acima de 40 anos, consultem o cardiologista, e antes dos 40 anos, nos casos de sintomas como dor no peito, cansaço, inchaço nas pernas, falta de ar nos esforços físicos, palpitações, desmaios e pressão alta.

Antes de fazer qualquer tipo de cirurgia, o paciente passa pelo cardiologista para avaliação do histórico de saúde, determinação o risco cirúrgico e os cuidados necessários no pré-operatório, se for o caso.

A visita ao cardiologista também é recomendada, antes de iniciar a prática de atividades físicas.

Exames cardiológicos

Os exames cardiológicos mais comuns e frequentemente solicitados tanto para a prevenção quanto para diagnóstico de doenças são:

  1. Eletrocardiograma: A partir de eletrodos que são colocados no tórax, braços e pernas, é possível o monitoramento dos impulsos elétricos e possibilitando as medições do ritmo e frequência cardíaca para fazer a avaliação de indícios de infartos antigos e atuais, tamanho do coração, etc.
  2. Teste ergométrico (Eletrocardiograma de esforço): Neste exame, os eletrodos são fixados como no eletrocardiograma, mas os impulsos cardíacos são avaliados em níveis diferentes de esforço físico. O teste é feito em esteira ou bicicleta ergométrica e serve para avaliar indícios de obstruções da circulação dos vasos do coração.
  3. Ecocardiograma: Este é um exame de ultrassonografia do coração, onde é possível observar o tamanho, a forma e os movimentos dos músculos e das válvulas do coração. Este exame é geralmente solicitado quando há a suspeita de alterações na estrutura (tamanho, válvulas, musculatura cardíaca) e na função (avaliação da capacidade de bombeamento de sangue pelo coração)
  4. Holter (Eletrocardiografia dinâmica): Neste exame, o paciente fica com um dispositivo por 24h para que seja feito o registro dos impulsos cardíacos durante as atividades de rotina. Este exame é frequentemente solicitado para investigação de arritmias;
  5. MAPA: Semelhante ao Holter, um dispositivo é responsável por fazer o monitoramento da pressão arterial do paciente por 24 horas. Este exame é feito para investigar variação na pressão arterial que pode estar relacionada com problemas cardiológicos;

Em busca de um local de confiança para fazer exames preventivos cardiológicos? O Hospital Day Clinic é a melhor opção para diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças cardíacas.

No Hospital Day Clinic, você pode fazer os exames cardiológicos que falamos acima e também pode ir mais além com o Check-up Day, que é um pacote completo, que inclui exames cardiológicos, exames de imagens, laboratoriais e consulta com clínico geral, nutricionista e urologista (para homens) ou ginecologista (para mulheres).

Com isso, você mantém sua saúde controlada, além de pode iniciar um novo estilo de vida com uma alimentação mais saudável recomendada por um nutricionista.

Cuide da saúde do seu coração no Hospital Day Cinic!